5 graus de longitude

terça-feira, outubro 30, 2007

Citações

"marijuana nao é uma droga, é apenas uma folha" disse Arnold Schwarzenegger

eu acrescento:


Cocaína na é uma droga, e apenas pó


e mais,

heroína nao é uma droga.. é apenas a SUPER MULHER!!!!

quinta-feira, outubro 25, 2007

Parece-te mas parece-te mal!

Estava eu muito descansada decidida a comprar o bilhete de avião para Milão pelo que vou ao site da Alitalia. Mal entro no site aparece-me isto:

Antes estivesse! Era sinal que não apanhava com 3 graus negativos quando saísse para ir trabalhar.

E o avião vai para..... (2)

Não vai para lado nenhum porque fomos de carro.

Fim de semana = Dias sem trabalhar. Se não se trabalha então é tempo de passear.
Desta vez a passeata foi na Bélgica.

O destino era mosteiro de monges algures para o lado oeste. Um famoso mosteiro de monges. E famoso porquê??? Adivinhem!...: CERVEJA!!!


Pois é, O mosteiro de Saint Sixtus em Westvleteren é o local onde a cerveja westvleteren é produzida. Westvleteren foi eleita como a melhor
cerveja do mundo ( algures em ratebeer.com) e como tal, eu tinha de a provar. A história da cerveja e do mosteiro podem vê-la aqui (sempre poupo tempo de escrita e vocês aprendem algo mais).

Mas a piada disto tudo é que os monges não se preocupam minimamente por estarem a produzir a melhor cerveja do mundo. Eles querem é rezar, ter paz e, no entretanto, produzir alguma cerveja para beber e vender o resto. Se a procura aumenta ou não, eles não querem saber.. A ajudar a isto, e devido à baixa produção, o único ponto de venda da cerveja é no mosteiro para onde se tem de ligar com uma semana de antecedência para fazer a reserva de apenas duas grades por carro e, mesmo assim, nada nos garante que tenhamos cerveja. Para além disso, e como vendem apenas directamente aos comsumidores, cada pessoa compromete-se a não a vender a terceiros (como se pode ver).

Mas pronto, depois de muitas tentativas lá conseguimos fazer reserva e, Sábado de manhã, chega a hora de nos pormos à estrada.

15h45 era a hora marcada para estar no mosteiro portanto aproveitámos a manhã para passear numa aldeia/vila/cidade nas redondezas.. Ieper (leia-se algo parecido com Hiper).

Ieper é pequena e acolhedora, as construções são tipicamente Belgas, um bom local para se passear mas um dia basta para ver o essencial da cidade. É claro que, com este nome, não podiam esperar que eu aguentasse sem fazer as piadinhas fáceis

(Na autoestrada) Ieper exit” – Não é uma super exit, é uma Ieper exit

Ieper church” – Não é uma super church, é uma Ieper church

Ieper wall” – Não é uma super wall, é uma Ieper wall

Ieper gate” – Não é uma super gate, é uma Ieper gate

Etc etc etc.

Claro que houve sempre tempo para a parvalheira (a ver pelas fotos) mas, chegada a hora do adeus e... “CERVEJAS, aí vamos nós

Aí vamos nós mas é se encontrarmos o caminho.

Quatro estarolas num carro e ninguém se entende sobre as direcções.. Mas ainda bem que estava a Clara a conduzir :) Passar cruzamentos, rotundas, estradas, caminhos, vacas, ovelhas e chegámos ao mosteiro. Foi tempo de comer qualquer coisita no barzito do mosteiro (ah pois, esqueci-me de falar do barzito do mosteiro onde podemos provar a cerveja) e começar com as provas. Foi tempo de provar a loira (não era essa que iamos comprar) e diga-se que a cerveja é boa, apesar de não ter sido essa a eleita como melhor cerveja do mundo (Mais uma cerveja provada, mais um copo para a colecção). Depois foi tempo de pegar nas 48 garrafas de cerveja e rumar a casa todos contentes (a prova das que comprámos não foi para esse dia mas estará para breve)

Não, Por favor não deixem!

Há situações em que temos de pensar se vale mesmo a pena abdicar da nosa felicidade em detrimento da felicidade dos outros.

E vos deixo com Fatty, Deixai-me cantar




(claro que é mais uma bela música do Portal Pimba)

terça-feira, outubro 23, 2007

Contagem decrescente

É já daqui a dois meses - 23 de Dezembro - que regresso à pátria. Muita coisa boa me espera mas muita coisa boa vai ficar por cá.

Tristezas à parte, podem começar os preparativos para a grande festa de recepção!!!!


(Sugestões do chefe: Um grande tapete na pista do aeroporto a dizer "welcome" que possa ser visto do céu e foguetes de ambos os lados da pista que serão lançados automaticamente mal o avião toque na pista... A adicionar uma banda filarmónica a tocar dentro do aeroporto, na parte das chegadas...)

Eu também acho

segunda-feira, outubro 22, 2007

Isn't it ironic... don't you think?

Ano 2000 - O mandato de Bill Clinton como presidente dos EUA aproxima-se do seu término. É necessária a realização de eleições para determinar o seu sucessor.

Dois candidatos:





George W. Bush e Albert Gore













Um começa a guerra no Iraque, o outro ganha o Pémio Nobel da Paz.


Isn't this ironic?

E porque de vez em quando também se pode falar de coisas mais sérias....

Já tinha este post em stand-by desde a publicação do artigo na nature. Se já antes fazia sentido escrevê-lo, ainda mais agora, depois de se saber a quem foi atribuido o prémio Nobel da Paz 2007 (Já lá vai mais de uma semana mas o tempo para escrever não tem sido muito).

O aquecimento Global é (ou devia ser) uma preocupação de todos. As causas são bem conhecidas por todos mas a fração que se preocupa em não contribuir para o efeito é pouca. “Não é por eu fazer isto que a situação vai piorar” é o pensamento geral que, a juntar ao egoísmo de outros, não ajuda em nada para travar ou melhorar a situação.

Os esforços de Al Gore para atrair a atenção mundial para o problema do aquecimento mundial e para as medidas necessárias para o travar foram este ano reconhecidos pelo comité Nobel, atribuindo ao ex- vice-presidente dos EUA o prémio Nobel da Paz 2007.

Coincidência (ou não) um mês antes do anúncio vêm dois senhores (que eu diria, armados em espertos) - James Lovelock e Chris Rapley - dizer que a solução para travar o aquecimento Global passa por misturar os oceanos (artigo publicado na nature). Quando vi o titulo ainda pensei que a ideia era usar uma colher de pau gigante mas parece que não... O que estes senhores sugerem é que se usem bombas para bombear as àguas profundas (frias e ricas em Algas (que absorvem CO2)) para a superficie. Deste modo a quantidade de algas à superficie aumenta, aumentando a absorção de CO2. Quando estas algas morressem iriam para as zonas mais profundas levando consigo CO2 absorvido.


Eu não me vou armar em santa e em Sra. Perfeita por que não sou (aproveitem porque não é sempre que eu digo isto:) ). De certeza que faço muitas coisas que não são nada favoráveis à natureza e ao ambiente. Mas não me parece que misturar os oceanos seja uma boa solução. Se querem coisas extremas façam um corte radical na poluição (ok, eu sei que poderá ser demasiado utópico). Mas misturar os oceanos? E as espécie que precisam das águas mais frias? Ou mesmo as que precisam das águas superficiais mais quentes? Já não chega os ecossistemas onde já andámos a meter a mão, ainda querem estragar mais?

Para não falar na energia necessária para bombear a água que não me parece que fosse benéfico ao aquecimento global.

Não me espantava nada se a "mega ideia" tivesse surgido na tentativa de ganhar os 25 milhões de dólares que Al Gore e a Virgin querem atribuir ao cientísta que surgir com a melhor ideia para reduzir os niveis de CO2 na atmosfera..


quinta-feira, outubro 18, 2007

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Super Mulher cai da janela ao chegar de mais um salvamento.

Era mais um final de dia de trabalho na pacata cidade de Bruxelas quando, ao regressar a casa depois de mais um salvamento de sucesso, Super Mulher cai da janela. Depois de salvar duas cartas em apuros, que estavam fechadas na caixa do correio, a Super Mulher regressa a casa e, como Super Mulher que é, entra pela janela. Desta vez o regresso não correu como o esperado e caiu mesmo antes de entrar. Por sorte, da queda apenas resultaram algumas nódoas negras na perna, ou não fosse ela a Super Mulher (claro que também ajudou o facto de ela morar no rés-do-chão).

O 5 graus de longitude conseguiu apurar que, apesar de ferida, Super Mulher está de regresso à acitvidade, sempre atenta e pronta a ajudar um cidadão em apuros.

E o avião vai para......

Este fim de semana a visita foi a Genéve, Suiça.. Mas desta fez um fim de semana em família (já era tempo de fazer uma visita ao meu afilhadito)



quarta-feira, outubro 10, 2007

Mais uma visita!!

Primeiro um vai para os Estados Unidos, depois a outra vai para a Noruega, depois esta volta e, quando ele volta dos estados Unidos vai ela para Bruxelas. Sim, estou a falar dos manos Fernandes.

Mas desta vez não passaram sem uma visita. É isso mesmo, o meu manito veio-me visitar! E...... foi ES-PEC-TA-CU-LAR.

Aproveitando o fim de semana prolongado do dia 5 de Outubro, lá apanha ele um avião e manda-se para Bruxelas onde um belo fim de semana o esperava.

Para começar em grande foi uma tarde de caipirinhas aqui em casa com a malta louca com quem eu trabalho, feitas por quem?? Por MIM!!! (as melhores caipirinhas, pois claro, para esta gente ver o que é bom). Decididamente eu só me dou com gente doida e o meu irmão teve a possibilidade de o confirmar (ainda só estou a meio da minha estadia e já acho que vou ter saudades disto).

Depois das caipirinhas foi tempo de jantar... e o quê?? BIFE DE CAVALO! (desta vez eu não comi..). Uma noite de pagode e muito animada.... Tudo para introduzir o resto do fim de semana.

Como qualquer turista, no sábado foi dia de visitar a cidade.. Bruxelas num dia! É o meu lema..

Manneken pis (desta vez vestido)







Grand Place








Royal Palace, etc etc etc...







O resto do dia vão ter de ler no próximo post!













No domingo foi tempo de um salto a Brugge. A cidade é linda!




Como não podia deixar de ser uma cervejaria local tinha de estar na lista de visitas lá tive de trazer um copozito para casa... um copo RARÍSSIMO! (que me deram, claro).













Chegados a casa que mais se poderia fazer tendo em conta que a viagem de volta do manito seria dentro de pouco mais de 12 horas??.. Ahhhh, já sei, estamos na Bélgica portanto toca de provar cervejas belgas..

terça-feira, outubro 09, 2007

Este fim de semana dei um salto a Brugge

E começam as visitas...

Clara, vamos a uma conferência a Gent e estavamos a pensar passar um dia em Bruxelas, arranjas dormida?

Digamos que isto não são bem visitas à minha pessoa mas sempre serviu para diversão, passeio, conversa, etc.. Eles, Bruno Santos e Joel, tiveram a sorte de chegar a Bruxelas a meio dos festejos do meu aniversário. Então foram rapidamente incorporados na parte final da festarola (com champanhe francês e tudo, viva o luxo!). Depois ainda tiveram direito a guias para uma visita na cidade "Bruxelas em 7 horas"



Depois foi um simples dia de passeio com fotos, muitas fotos! (Sem esquecer as maravilhosas gofres e, claro está, umas cervejas)


Um conselho de amiga - IV

Se me quiserem visitar aproveitem agora que tenho o frigorífico cheio de cervejas belgas!

segunda-feira, outubro 08, 2007

Finalmente escrevo alguma coisa...

Pois é, para quem não sabe, eu fiz anos dia 6 de Setembro.... Digamos que por aqui fizeram de tudo para eu não sentir saudades de Portugal. Tive uma festa de anos que durou de quinta a sábado, senti-me uma rainha (isto foi só para fazer a ligação com a foto)


Sem entrar em grandes detalhes, entre outras surpresas levaram-me a fazer karting e, só tenho uma coisa a dizer: Tenham medo, MUUUITO MEDO!

Dependendo da leitura que se faz da classificação final, pode-se dizer que eu fiquei em primeiro lugar... Outra leitura dirá que eu fiquei em 11º (leia-se último lugar). Gracejadeus que foi só durante 15 minutos mas, mesmo nesse curto espaço de tempo, o rapaz que ficou em primeiro lugar conseguiu passar-me 5 vezes. A sorte dele é que eu ainda eu estava a aquecer os pneus e já nos estavam a mandar parar senão ele ia ver o que o esperava :).


Depois deste post tipo telegrama com relatos de coisas do mês passado, mais posts virão. Entretanto é tempo de mudar a musiquinha. Já todos sabemos qual a roupa que um rapaz precisa de usar para deixar as raparigas loucas, agora é tempo de nos virarmos para outros detalhes, a mota :)




O Sr. Amadeu Mota tem toda a razão, tractor amarelo está fora de moda, agora é Susuki Vermelha.