5 graus de longitude

segunda-feira, outubro 22, 2007

E porque de vez em quando também se pode falar de coisas mais sérias....

Já tinha este post em stand-by desde a publicação do artigo na nature. Se já antes fazia sentido escrevê-lo, ainda mais agora, depois de se saber a quem foi atribuido o prémio Nobel da Paz 2007 (Já lá vai mais de uma semana mas o tempo para escrever não tem sido muito).

O aquecimento Global é (ou devia ser) uma preocupação de todos. As causas são bem conhecidas por todos mas a fração que se preocupa em não contribuir para o efeito é pouca. “Não é por eu fazer isto que a situação vai piorar” é o pensamento geral que, a juntar ao egoísmo de outros, não ajuda em nada para travar ou melhorar a situação.

Os esforços de Al Gore para atrair a atenção mundial para o problema do aquecimento mundial e para as medidas necessárias para o travar foram este ano reconhecidos pelo comité Nobel, atribuindo ao ex- vice-presidente dos EUA o prémio Nobel da Paz 2007.

Coincidência (ou não) um mês antes do anúncio vêm dois senhores (que eu diria, armados em espertos) - James Lovelock e Chris Rapley - dizer que a solução para travar o aquecimento Global passa por misturar os oceanos (artigo publicado na nature). Quando vi o titulo ainda pensei que a ideia era usar uma colher de pau gigante mas parece que não... O que estes senhores sugerem é que se usem bombas para bombear as àguas profundas (frias e ricas em Algas (que absorvem CO2)) para a superficie. Deste modo a quantidade de algas à superficie aumenta, aumentando a absorção de CO2. Quando estas algas morressem iriam para as zonas mais profundas levando consigo CO2 absorvido.


Eu não me vou armar em santa e em Sra. Perfeita por que não sou (aproveitem porque não é sempre que eu digo isto:) ). De certeza que faço muitas coisas que não são nada favoráveis à natureza e ao ambiente. Mas não me parece que misturar os oceanos seja uma boa solução. Se querem coisas extremas façam um corte radical na poluição (ok, eu sei que poderá ser demasiado utópico). Mas misturar os oceanos? E as espécie que precisam das águas mais frias? Ou mesmo as que precisam das águas superficiais mais quentes? Já não chega os ecossistemas onde já andámos a meter a mão, ainda querem estragar mais?

Para não falar na energia necessária para bombear a água que não me parece que fosse benéfico ao aquecimento global.

Não me espantava nada se a "mega ideia" tivesse surgido na tentativa de ganhar os 25 milhões de dólares que Al Gore e a Virgin querem atribuir ao cientísta que surgir com a melhor ideia para reduzir os niveis de CO2 na atmosfera..