5 graus de longitude

domingo, abril 30, 2006

Rir...


http://www.tvi.iol.pt/mediacenter/home.php?tipo=2&art_id=&mul_id=793698&pagina=4&psec_id=


isto revela tudo sobre mim... Ainda falta provar que a inteligência é directamente proporcional à intensidade do riso mas não duvido que os estudos estão a ser feitos.

E o batatinha pára por Bergen..


Por diversas vezes já parei para pensar no que seria feito desse grande animador das tardes infantis da TVI. Pois é, o Batatinha deixou-nos sem o grande Batatoon e nunca mais se ouviu falar dele. Tantas e tantas crianças se lamentam todos os dias com saudades do grande palhaço.

Das terras nórdicas, sempre preocupada com o Bem-Estar da população em geral, informo que ENCONTREI O BATATINHA.



Passeava-se num monumentos de Bergen, nuns ensaios para umas actividades que por cá vai haver. Fico feliz por saber que continua a entreter as pessoas mas portugal espera pelo seu regresso.

sexta-feira, abril 28, 2006

Havana Club


Este post é para as meninas de Setúbal ( que eu conheci há uns tempos aqui em Fantoft)


vocês digam-me lá onde é que viram casas de banho mistas no Havana Club?!?!


( a foto mostra)
:)


É claríssimo:
M - man
D - dame

(é por estas e por outras que é mau haver pessoal a saber se o que estão a dizer é verdade ou mentira :) )

noite ou dia??


Já passei aqui aqueles dias de novembro em que, tal como vos disse na altura, tinhamos dias be curtos.. O sol nascia entre as 9h30 e as 10 da manhã (sol, como quem diz... nessa altura, ver o sol era mentira) e era noite escura algures entre as 15h30 e as 16h...

claro que agora tenho de vos mostrar a grande diferença...



Estas duas fotos que aqui pus (apesar de não parecer) foram tiradas exactamente à mesma hora mas, uma sem flash e a outra com flash (a mais escura é com flash).

o interessante destas fotos é que foram tiradas algures entre as 4h30 e as 5 da manhã... pois é.. Dentro de pouco tempo Berngen Vai ser a capital do lusco Fusco.. O pessoal vai andar todo por aqui a bombar as 2 da manhã no lusco fusco porque noite, nem vê-la :)


Só quero acrescentar que o lusco fusco (para anoitecer) anda por volta das 22h ou mais :)

A partir de agora via ser só "cortir" :)

e só agora o olá inicial

Pois é, cá está ele..
só vai funcionar por cerca de dois mesitos mas é muito mais rápido escrever cá uma paravalheiras para estarem minimamente actualizados das coisas que se passam pelos lados noruegueses do que escrever aqueles mails chatos ( que tanto se queixavam mas que já tinham saudades :))

O trabalho ocmeça a apertar mas, deve-se arranjar um tempito :)

Mais vale tarde....

Olá malta,

Sei que as noticias já não existem há muito.. o tempo não é muito. Não quer dizer que eu ande a trabalhar que nem uma doida (que também ando), mas perde-se o pouco tempo livre do dia ao paleio com o pessoal que por aqui anda e depois é um 31... nem um minuto arranjo para escrever um mailzito (quer dizer, um minuto arranjo eu bem. O problema é que os meus mails demoram bem mais de um minuto a escrever)

Ainda não é desta que respondo às centenas de pedidos “Então Clara, para quando um mail com as novidades??” mas, este mail tem um propósito, a importância do dia de hoje.

Toda a gente sabe (ou melhor, se lessem os meus mails deviam saber) que noruegueses e borlas são palavras que não se encontram no mesmo dicionário. Estando eu habituada a uma bebiditas à borla quando vim daí (é o que dá andar-se mal habituada), qual não é o meu choque quando, depois de sair aqui umas pouquitas de vezes, vejo que, para além de pagar 7 euros por uma cerveja, não ia conseguir beber nada à borla..

Mas hoje é diferente, decidi dedicar-me a 100% à causa.. pelos vistos não é preciso assim tanta dedicação. CONSEGUI A MINHA PRIMEIRA CERVEJA A BORLA.. (ou melhor, a pagar três ele só me cobrou duas (claro que era um “ele”) mas, sou tão ESTÚPIDA ( e estava tão fora de mim pelo feito que tinha conseguido) que, estúpida, deixei GORJETA ao barman. EU, que nunca dei gorjeta a ninguem... e adivinhem, a gorjeta era, nada mais nada menos, quase equivalente ao valor da cerveja que tive a Borla. (é preciso ser-se muito estúpida).. mas pelo menos tive o prazer de cravar (prazer esse que já não tinha há mt tempo).

Estando agora habituada a isso. Já comecei a reconhecer terreno noutro bar (o sitio em causa tem dois bares)... ma afinal eu é q não tinha explorado a 100% esse campo.. apenas precisei de dizer “I want to pay 3... or 2, it is up to you” (claro que com um smile e, sejamos sinceros.. o meu... (sem palavras)) :)

Pronto, basicamente era isto que vos queria contar :) (ando a fazer mails cada vez mais peuqenos)

Mais novidades.. O nélito está cá.. Veio cá fazer uma visita às meninas fixolas da noruega. (ele presenciou o meu grande feito da noite). A Maria tTeresa e Sara veêm cá este fim de semana (para quem não sabe, elas estão na Suécia).. Vai ser um fim de semana muito tuga.. mas vai ser fixe.. pelo menos assim o espero.

A noite Norueguesa

Olá meninos e meninas…
Já lá vai algum tempo desde o meu último mail e como devem calcular há muita coisa para escrever. Portanto acho que o melhor é mesmo dividir os mails por temas caso contrário seriam atingidos recordes nunca antes atingidos :)

Sete – número da perfeição para alguns, número da eternidade para outros. Qualquer um se adapta. Então o da eternidade encaixa como uma luva na noite de Bergen. Sim porque à latitude a que estamos a noite é quase eterna.
Assim, não há melhor tema para o mail numero sete que “a noite de Bergen”.
Posso sempre começar com aquela piada bué óbvia “a noite de Bergen é escura” mas essa já cansa :)

Quinta-feira, o melhor dia para sair em Bergen. Não se paga para entrar em sítio nenhum. Desde que com ID qualquer um pode ir aonde quiser mesmo com os bolsos vazios. Mas não são só os bolsos que estão vazios. O norueguês é exactamente o oposto do português. Na Noruega se é à borla ninguém quer. Como tal numa quinta-feira se não se paga para entrar ninguém vai (gente burra esta).

Sábado. Pior dia para sair?? Não sei, se queremos um sítio cheio de gente é talvez o melhor dia para sair. Se não queremos gastar dinheiro sair ao sábado é para esquecer. Na última vez que saí ao sábado (que por sinal também foi a primeira) gastei Ada mais nada menos que 207Kr o que dá um valor acima dos 25 euros. Com este dinheiro gasto apenas bebi uma tequilla (pela qual paguei perto de 9 euros). De resto foi pagar a entrada no sítio em questão (que nem era de grande qualidade) e pagar a viagem de regresso a casa. Que, sim, aqui há autocarros toda a noite mas, muda a hora, muda o preço. A partir da 1 da manha o passe deixa de funcionar e temos de pagar 55Kr pelo bilhete (que são cerca de 7 euros).. sim, uma chulice. Portanto, sair aos sábados está fora de questão a não ser que se crave alguém com carro mas mesmo assim temos de andar bué porque também se paga para entrar na cidade (mas que raio é que não se paga neste país).. ah, não se paga água nos restaurantes porque toda a gente bebe água da torneira (mesmo nos mais finesses mas isto eu já devo ter dito).
Mais um apontamento, Cravar: coisa impossível na Noruega, não há cá estas coisas de dar às raparigas.. qual sorriso bonito qual carapuça. Se há coisa que eles são é muito cismados com a igualdade de direitos. Mas para tudo, seja velhos seja novos seja mulheres seja homens, que seca. Nem dar o lugar aos velhos no autocarro, aqui toda a gente tem muito boas pernas :). Ou seja, é caro beber e nem pensar cravar para beber à borla.. será que fui eu que já perdi o jeito??

Ok, a parte interessante: noruegueses e norueguesas.
Esta gente é doida. Quando saem à noite só vão com dois objectivos: álcool e sexo.
A noite é assim, duas raparigas andam no roça roça até um rapaz se aproximar e apoiar a mão dela na cintura duma delas. Basta este primeiro sinal e a rapariga em questão vira-se logo para ele e começa no roça roça com ele e pronto, está o final da noite decidido. E qualquer música serve para dançar bem agarrado com as bacias bem juntas. Em contacto perfeito e com uma dança coordenada. O bom no meio disto tudo é que se um gajo vem com aquela do “olá miúda és muita gira” e uma pessoa lhe dá um corte, não é como em Portugal que quase é preciso andar à porrada para descolar. Aqui uma pessoa diz “baza” e eles não precisam de o ouvir duas vezes. Bazam logo. Quer dizer, viram-se logo para a rapariga mais perto e reiniciam a “dança de acasalamento”.
Aqui se não há diferença entre novos e velhos para nada também não há na idade de sair. Vê-se um pouco de tudo. Dos 18 aos 80 (não posso dizer dos 8 aos 80 porque estaria a mentir :)). O único problema disso é que acima essas idades mais avançadas, e mais em relação ao sexo feminino, continuam a achar que são bué sexys (e não são). Eh pa, mas não estou a falar de mulheres na casa dos 40.

Norueguesas. Altas como o raio. Também magras. Encontram-se delas muito muito giras mas regra geral não são nada de especial. Diga-se de passagem que também são quentes… Um griso de morte na rua e elas de top e mini-saia. Para terem mas ou menos uma noção o rabo delas fica mais ou menos na direcção da minha barriga. Quando sinto uma mão masculina a tocar na minha barriga sei de antemão que anda perdida no rabo da norueguesa ao meu lado.
Mas, atenção. Elas são altas mas, no maldito sábado das 200Kr, passou uma rapariga por mim que me dava pelo queixo (só por isso já dei o dinheiro por bem empregue). Isto sim uma coisa de referir. :)

Noruegueses. Ginásio é tradição neste país. Toda a gente de todas as idades passa bué tempo no ginásio. Como tal muitos dos gajos parecem uns autênticos bois. Devem ter tanto de largura de ombros como eu tenho de altura. Não que eu seja baixa, eles é que são bué largos. É claro que também há aqueles lingrinhas como não podia deixar de ser… coisa parola não falta por aqui não.

O regresso a casa. Sendo Fantoft (a residência) a cerca de 7Km de Bergen o regresso a casa não é a pé (não que não posso ser mas sendo chuva e vento o tempo habitual aqui em Bergen não me parece o mais aconselhável). Como tal há 3 hipóteses. Vir para casa no último autocarro em que pudemos usar passe e então o regresso sai à borla. Mas isso é cerca das 00h30 minutos ou seja, se for para sair sair isso não dá. As outras duas hipóteses são o Autocarro ou táxi. O autocarro já disse quanto custa logo, desde que sejam pelo menos 3 pessoas fica muito mais barato andar de táxi. Problema dos táxis: mas quintas-feiras é na boa. Nos sábados, quando toda a gente sai a noite é muito complicado. Aqui quando saem é para beber como tal ninguém sai com carro. Quando chega as 3h30 da manha (quando todos os sítios fecham) as filas para os táxis ficam enormes. Mas tudo muito fashion. Há empregados da empresa de táxis junto às filas a perguntar quem vai para onde para fazer render ao máximo os táxis e ainda distribuem guarda-chuvas para os clientes não estarem à chuva enquanto esperam pelo táxi. Mas, a melhor solução de todas: PARTY-TAXI.
Party táxi é um táxi para continuar a noite. O nome diz tudo. A minha primeira experiência em táxis de regresso a casa foi num party táxi. Uma carrinha de 9 lugares. Cada pessoa paga pouco mais de 3 euros. Entramos no táxi. As luzes apagadas, grandes colunas com grande som (não de qualidade mas nas alturas). Até luzes de néon a piscar no tejadilho. É a loucura. Entramos onde queremos e vimos até a porta de casa. Maravilha.

E pronto, e é assim que acaba a noite pela Noruega. Cara mas se for com um bom grupo, muito divertida. (que raio de frase para acabar o mail).