5 graus de longitude

domingo, julho 15, 2007

E pronto, estou na Belgique!

Passaporte, iPod, malas com excesso de bagagem e estou pronta para partir, tendo Bruxelas como destino.

A preparação começou uma boa semana antes. O facto de ir viajar tornou-se uma boa desculpa para qualquer evento social. Um bom jantar com a malta ou apenas uns finos, sempre com a boa causa de “aproveitar os últimos dias em Portugal”.
Malas feitas e estava na hora de ir para o Porto, de onde ia sair de avião. Mas claro que nunca sem antes ter outro jantar com a malta, desta vez no Porto. Mas desta vez foi um jantar com uma certa elegância ;).

Quinta-feira: Acordar pela manhã e lá me deixam no aeroporto (conheço gente muito simpática – este aparte tinha de ser feito, senão bem que vou a pé da próxima vez :)).

Chegada ao aeroporto é altura de resolver o meu problema de excesso de bagagem. Um sorriso simpático (que por muito que eu tente, não consigo tirar da cara) e fica tudo resolvido: “Vou pô-la aqui num lugar para poder levar esta mala consigo e tentar não por ninguém ao seu lado para ir mais à vontade durante a viagem”... Promessa cumprida.... A pessoa que se sentou ao meu lado tinha uns braços que facilmente consigo comparar com a minha cintura...

Chegada à Belgique (a partir de agora te de ser assim) vi que realmente tenho tido muita sorte (agora é a altura em que vocês deixam na caixa de comentários algo do género "é claro que tens tido muita sorte, tu és um espectáculo, mereces tudo de bom!").. A minha futura chefe foi-me buscar ao aeroporto e levou-me para casa dela onde eu ia ficar a dormir para na sexta feira irmos tratar de toda a papelada. Acho que já toda a gente sabe que eu adoro comer, mas é mesmo impossível não falar disto. Tenho sempre amigos que cozinham MUITO bem, depois, na Norway, era o Rein (orientador de estágio) que também mostrou bem os seus dotes para a cozinha e o seu bom gosto na comida, depois venho para a Belgique onde vou para casa da futura chefe cujo marido é critico de cozinha (nem sei se é assim que se diz). É claro que eu comi bem, bebi bem, dormi bem e, depois de tomar banho, limpei-me nas toalhas mais macias que alguma vez usei :)


Sexta Feira: Tratar da papelada toda. Ficar oficial, abrir conta no banco, conhecer a malta do lab, ver que vou ter um belo sítio para comer todos os dias ao almoço por um preço bem baratinho e conhecer o sítio onde vou ficar a morar e ver que, mais perto do hospital só se me pusessem numa cama de hospital mas para isso teriam de me dar uma carga de porrada, o que não ia ser fácil porque eu sou uma fortezona :). (pausa para respirar)
O meu primeiro choque: é bem verdade que queria começar a falar uma nova língua. Não o consegui na noruega porque toda a gente falava inglês o que não ajudava ao “não sei falar norueguês mas tenho de me safar”. Mas, chego à belgique e, qual não é o meu espanto, quando vou aos serviços de imigração (sim, porque eu já esotu legal) e a Sra. Que me atendeu NÃO FALAVA INGLÊS.. Num serviço de imigração.. Por sorte a minha chefe estava comigo senão tenho a leve sensação que me ia escapar muita informação. Acho que está na altura de perder o trauma que ganhei com a minha professora de francês após os 3 anos que tive... Está na altura de me safar com o francês (sim, pq por muito grande que o trauma seja, o francês ainda me parece a mais fácil das 3 linguas q eles falam).

O Tempo, outro ponto positivo ou negativo (é conforme o tempo hahahaha):
Sentada no avião (bem apertadinha no meu canto) e a chegar a Bruxelas e oiço o piloto “em Bruxelas o tempo está muito nublado, com aguaceiros fracos e 16 graus”.. Eu estava, como diria a minha avó, de ombros ao léu, vinha de quase 30 graus no porto logo pela manhã e levo com 16 graus. Mas foi só p rimeiro choque, estes dias tem estado muito calor e sol.
E para os meninos/meninas que têm um certo gozo a dizer-me que está um calor desgraçado em Portugal e que vão à praia, eu só digo que, se apanhar o comboio:
- Estou a 3 horas de Amesterdão
- Estou a 2h40 de Londres
-Estou a 1h20 e 20 € de Paris
E mais, se eu quiser praia também a tenho a 100 km daqui... a água deve ser bem mais fresquinha mas a verdade é que faz bem aos musculos.. tonifica :)

Para acabar é altura de dizer que quem me quiser visitar é bem-vindo. No quarto tenho 2 camas individuais e, como devem calcular, eu só uso uma :) mas também há espaço no chão. Para passeatas eu só estou disponível desde sextas à tarde até domingo à noite portanto, apanhem um fim de semana :). Esqueçam é visitas surpresa porque tenho de ver a minha agenda :).. Os fins de semana de 18 e 19 de agosto e 15 e 16 de Setembro estão ocupados :). Isto é tal e qual como ir para um hotel... Têm de fazer reserva :)




NOTA IMPORTANTÍSSIMA: Jovem, se tu estás a planear vir à Belgique visitar-me estás à vontade mas... NÃO APAREÇAS SEM MÁQUINA FOTOGRÁFICA.