5 graus de longitude

quinta-feira, maio 18, 2006

E foi assim

Antes de começar, só quero dizer que esta foto não tem nada a ver com apoio à Selecção Norueguesa. Aqui toda a gente vive muito o dia 17 de Maio. Era fixolas ver isto no dia 25 de Abril em Portugal.




Mas, vamos lá.
O dia começou, como é lógico, com o pequeno almoço (que me obrigou a levantar as 8 da manhã). Só coisas boas: pão, umas carnes fumadas (ou lá o que era), ovos, queijos, camarões, tomate cherry, pimento, roastbeef, salmão fumado, uvas, morangos, pepino e meloa (acho que não me estou a esquecer de nada). Antes de começar a comer nada melhor que um... Champanhezito (cai sempre bem). Lá tomámos o pequeno almoço e toca de ir para o cortejo.

Do cortejo não há muitas fotos. A culpa?? Da altura dos Noruegueses.. Esta gente é toda mais alta que eu (não que eu seja baixa, eles é que são muito altos) portanto já foi uma sorte eu conseguir ver alguma coisa (ainda que em bicos de pés). Mas foi giro.. até levei uma bandeira norueguesa para abanar e tudo.

Depois do cortejo nada de especial. Um cafézito, uma passeata pela cidade e mais nada.

À noite lá foi tempo do fogo de artifício. Também não há fotos e isto porque estava à espera que chegasse a parte gira e... acabou. Um pais tão rico e só tem dinheiro para nem 10 minutos de fogo de artifício e a coisa mais básica alguma vez vista.



Nota Histórica: O dia 17 de Maio não é o dia da Independência mas sim o dia da Constituição. Quando, em 1814, o príncipe Dinamarquês declarou a Noruega como um reino livre independente e indivisivel, tendo Christian Frederik como rei. Depois disto a Noruega foi invadida pela Suécia tornando-se independente desta em 1905.

Ficam algumas fotos: