5 graus de longitude

terça-feira, maio 16, 2006

Bergen - Coimbra – Bergen


Sim, eu tive de aguentar com uma viagem secante portanto também vos faço o resumo.. (só para aproveitar a deixa para deixar algumas das fotos que tiveram mesmo de ser feitas para ajudar a passar o tempo).

Estava eu aqui muito sossegada pelas terras nórdicas (A 5 graus de longitude) quando me lembrei “e que tal dar um salto a Portugal??” Eram só boas razões: Anos do papá, dia da mãe (apesar de achar que a melhor prenda que lhes podia dar era paz, sossego e distância :) ), algumas surpresas por Coimbra e, claro, Queima das Fitas.

Ficou decidido, ia a Portugal.

Toca a preparar a tralha para levar (levei quase toda a roupa que cá tinha para não mais voltar), passaporte pronto, bilhete na mochila, música para a companhia e, “Portugal, aí vou eu”.

As maravilhas de se ter uns dias enormes é q se voa sempre de dia (a não ser que se consiga um voo entre as 23h30 e as 4 da manhã). Pela primeira vez vi Bergen de dia (de avião, claro). O tempo estava muito nublado o que até foi bom para as fotos (posso dizer que apanhei de todos os tipos de condições metereológicas) mas lá fui até Amesterdão (não sem antes me despedir de Bergen em grande onde paguei 3 euros por uma garrafa de água).


Chegada a Amesterdão tinha de arranjar maneira de matar 2 horas de espera... é foto na casa de banho, na passadeira e a tudo o que mexa mas sempre comigo à frente, claro :).

Finalmente, o voo para Portugal.. Entro no avião e, enquanto pedia desculpa, em Inglês, a um casal porque tinham de me deixar passar para junto da janela, a rapariga falou comigo numa língua que mais tarde vim a descobrir ser Português (sim, já se começa a notar os tiques de emigrante). Mas eram muito simpáticos. Ela era portuguesa, tinha casado com um holandês e trabalhava, atenção NÉLIO, na universidade de Utrech. Como ambos falavam holandês a hospedeira de bordo insistiu em falar holandês comigo toda a viagem, mesmo tendo sempre respostas minhas em inglês mas... o que se há-de fazer?..

23h00 – Chegada a Portugal... Pegar na bagagem e ir de encontro ao David e Sareta (que foram ter comigo ao aeroporto). Foi muito fixe.. afinal as saudades já eram algumas e só aí é que deu para notar.. A parola da Sareta (sim Sara, és uma parola) não quis ir curtir para a noite portanto ninguém foi mas foi fixe na mesma.. Pôr a conversa em dia (agora já só com o David porque a Sara, para não dormir sozinha, deitou-se com as galinhas) e dormir umas míseras 4 horas para apanhar o comboio no dia seguinte para Coimbra.


Depois foi a volta. Tinha um sentimento esquisito. Queira ficar em Portugal (1 semana sabe a muito pouco) mas não me fazia confusão alguma saber que vinha para Bergen (possivelmente esperançada no bom tempo que esperava que cá estivesse. Tanto esperava bom tempo que troxe apenas vestido um top de alças e um casaco não muito quente).
Depois foi o normal.. entrar no avião, máquina fotográfica na mão e, “Amesterdão, aí vou eu”.

Da viagem para cá a mesma coisa ou seja, nada :). A única coisa a apontar é o facto de terem mudado a salada ranhosa que davam na viagem Amesterdão – Lisboa. Agora deixou de ser ranhosa e passou a ser aceitávelmente comestível (e se eu, que gosto de comida de avião, digo que a salada era ranhosa era porque era mesmo ranhosa). Felizmente não retiraram as miniaturas de chocolates que também dão.
Outra coisa a apontar, o piloto era giro :).

Mais duas horitas de espera em Amesterdão e “Bergen, aí vou eu”.
Claro que tinha de haver história com o comissário de bordo. A primeira vez que me abordou (para aquelas perguntas da treta) perguntou-me (em espanhol) se eu era espanhola. Eu respondi (em inglês) que era portuguesa e descobri q ele também falava português tanto do Brasil como de Portugal.. Fixe!!.. Era simpático mas não dotado de grande beleza...
Uma nota importante para as maravilhosas bolachas holandesas que dão na viagem Bergen – Amesterdão (vale a pena não dormir).
Quase a chegar ao destino lá se houve aquela voz habitual com as informações também habituais “caros passageiros, dentro de momentos chegaremos a Bergen, Noruega. Informamos que em Bergen o tempo encontra-se ligeiramente nublado, um pouco ventoso e com 7 graus centígrados”. 7 GRAUS CENTÍGRADOS??? Lembram-se do que eu disse que trazia vestido?? (eu não falei nisso assim sem mais nem menos) Pois, é isso mesmo, eu vinha de top e um casaco de verão e apanho com 7 graus na fuça.. É bem feito!!..

Cheguei a Bergen, cheguei a Fantoft!
Fim da viagem, fim da história.


(confessem lá, já estavam com saudades destes textos grandes e secantes... Faz parte :) )